A nossa história
Falar do nascimento da STILCOUP implica recuar no tempo até Maio de 1934. Nessa altura, nasceu na cidade do Porto uma nova referência no conceito de beleza da Mulher. José Batista Rodrigues Frias criou no coração da cidade o “Salão Azul”, trazendo então para Portugal a moda e as mais refinadas técnicas da “Haute Coiffure Française” que havia apreendido durante a sua formação como cabeleireiro em Paris.
Em Agosto de 1948 e em Agosto de 1951, juntaram-se-lhe respectivamente Manuel dos Santos Batista Neto e José dos Santos Batista Neto, abraçando, primeiro, desde a base a profissão de cabeleireiro, sendo mais tarde os continuadores e herdeiros da sua obra.
Enquanto cabeleireiros, sempre se lhes deparou uma enorme dificuldade na obtenção dos melhores produtos e acessórios inerentes à profissão, simplesmente porque, em Portugal, não existiam. E em pleno regime do Estado Novo, era proibido importar os produtos que viam aquando dos Lançamentos de Moda internacionais.
Começou então, ao longo da década de 70, a ganhar corpo a ideia pioneira de colmatar esta lacuna dentro de uma profissão que apenas era servida de acordo com os interesses das grandes marcas internacionais com representação em Portugal.
E em Junho de 1977, encorajados por uma visita a Portugal do cabeleireiro francês Bob Tuo, Manuel dos Santos Batista Neto, juntamente com o também cabeleireiro e amigo de longa data, António Gaspar Cerqueira, criaram a STILCOUP, tendo-se-lhes juntado dois anos mais tarde José dos Santos Batista Neto, estabelecendo-se definitivamente na Rua 31 de Janeiro,176 – 1º, no Porto, em 1979.
Inicialmente, a STILCOUP dedicou-se ao fabrico de artigos para cabeleireiros, introduzindo no mercado diversas novidades, como o Milcoup, as taças para tintas, as escovas “aranha”, ou tornando específicos para os cabeleireiros outros produtos como os espelhos redondos, as mesas – ajudantes, etc.
Com a progressiva abertura dos mercados internacionais, no início dos anos 80, a STILCOUP começou a introduzir no nosso mercado as novidades que sucessivamente iam surgindo por todo o lado, permitindo que o mercado Português acompanhasse o desenvolvimento tecnológico que se verificava nomeadamente no resto da Europa.
Por essa altura, a STILCOUP começou também a efectuar montagens de salões de cabeleireiros, permitindo a muitos salões do país a adopção de um mobiliário específico e funcional, pensado desde a raiz para servir as necessidades dos cabeleireiros.
Mas talvez a maior conquista de todas tenha sido a criação e execução das já saudosas “Secções de Arte”. Ainda nos meados da década de 80, quando ainda era quase impossível à maioria dos cabeleireiros nacionais acompanharem os grandes Lançamentos de Moda internacionais, a STILCOUP trouxe até ao Porto os mesmos cabeleireiros (maioritariamente franceses), em vários certames realizados no Ateneu Comercial do Porto – as “Secções de Arte”- onde demonstravam as tendências da moda aos cabeleireiros portugueses. Foi certamente a partir daqui que a STILCOUP consolidou o seu prestígio entre aqueles que hoje são os seus clientes: os cabeleireiros.
No final da década de 80 iniciou-se uma nova etapa, que representa simultaneamente um desafio e um esforço acrescido, traduzida num crescimento sustentado com a abertura de filiais STILCOUP que possam levar os nossos produtos a todos os cabeleireiros do País. Em 1988, inaugurou-se a primeira loja em Aveiro e em 1989 em Viseu. Em 1992 foi a vez de Braga e em 1995 de Coimbra. Em 1996, criou-se uma nova loja no Porto, na Rua de Santo Ildefonso, e em 1997 uma outra loja no Porto, na Rua Formosa. Em 2000, inaugurou-se mais uma loja no Porto, funcionando então com a dupla função de armazém e central de distribuição, na Rua Conde de Ferreira. Em 2001 transferiram-se as instalações de Braga para um local mais central dentro da mesma cidade (Bragashopping). Em 2002, ano em que completava o 25º aniversário, a STILCOUP inaugurou uma nova loja em Aveiro, na Rua Eng.º Silvério Pereira da Silva, que funciona também como centro de exposição de mobiliário para cabeleireiros.
Ainda em finais de 2002, transferiram-se também as instalações da loja da Rua Formosa para uma loja de rés-do-chão sita na mesma rua, tendo-se procedido da mesma forma, mas já em 2003, com a loja de Viseu, e em 2007 com a primeira loja de Aveiro (Rua José Estêvão).
Em 2007, transferiu-se o armazém e central de distribuição para um espaço sito na Rua Alexandre Herculano (próximo da Ponte do Infante), capaz de acompanhar as exigências que o desenvolvimento entretanto verificado nos impôs ao nível da logística, quer pela superior capacidade de armazenamento, quer pela fácil acessibilidade.
Finalmente em 2008, a STILCOUP procedeu a um reaproveitamento das instalações da Rua Conde Ferreira, no Porto, onde após total remodelação, criou um espaço próprio, pensado de raiz para efectuar três valências simultâneas: exposição de mobiliário para cabeleireiros, academia de formação contínua para clientes e ainda um museu de objectos e artefactos antigos ligados à profissão de cabeleireiro.
Ao longo de décadas de experiência, a Stilcoup tem-se empenhado em oferecer uma ampla gama de produtos de beleza, desde cuidados com o cabelo até maquilhagem e cuidados com a pele. A nossa missão foi, e será sempre para proporcionar produtos que não apenas realçam a beleza natural de nossos clientes e auxiliam os profissionais, mas também promovem a saúde capilar e o bem-estar.